UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
LAZER E TURISMO
Realizado na Escola de Artes Ciências e Humanidades (USP Leste), o bacharel em Lazer e Turismo atua em diversas áreas bem como no planejamento turístico, organização de eventos, entretenimento, ações culturais, gastronomia, hospitalidade, patrimônio histórico e cultural, desenvolvimento sustentável e no uso dos espaços e equipamentos de lazer.
Devido à participação do Brasil em eventos de grande destaque internacional, o mercado se encontra em expansão e oferece oportunidades em agências e operadoras de turismo, hotelaria, companhias aéreas, centros culturais e esportivos, parques públicos e privados, instituições do terceiro setor, além de atividades na administração pública.
TURISMO
Realizado na Escola de Comunicação e Artes, na Cidade Universitária, o curso, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), busca formar profissionais que atuem no planejamento, organização e implementação de ações de desenvolvimento turístico, a partir de uma compreensão do turismo tanto como fenômeno social quanto como atividade econômica. A formação do aluno se pauta na investigação científica como um estímulo à reflexão sobre a realidade, e na oferta de oportunidades de vivência profissional em diferentes contextos. Busca, com isso, desenvolver no aluno competências que lhe permitam gerir a atividade turística nos âmbitos público e privado, tornando-o capaz de elaborar normas e diretrizes para um desenvolvimento organizado que beneficie equitativamente os diversos públicos envolvidos, além de propor, implantar ou reestruturar produtos turísticos de forma diferenciada e sustentável.
PÓS GRADUAÇÃO EM TURISMO
O turismo mudou profundamente nas últimas décadas, tornou-se mais competitivo e profissional. Consequentemente, faz-se necessário que o novo profissional da área compreenda e esteja preparado para atuar em um amplo setor de serviços, no qual o turismo é um centro de conexões entre atividades afins. Neste cenário, previsto por inúmeros autores no início deste século, já se indicava a necessidade de entender o conhecimento como diferencial altamente competitivo nas novas sociedades. Certamente houve um avanço nesta direção na última década, a partir da realização de seminários nacionais e internacionais discutindo desenvolvimento do turismo sob os mais diferentes aspectos. A produção científica brasileira na área observou um incremento importante, principalmente pela consolidação dos poucos programas de pós-graduação stricto sensu específicos. Os periódicos científicos se proliferaram e estão se qualificando. Os pesquisadores estão preocupados em estabelecer parcerias e contatos internacionais. É nesse contexto que está inserido o Programa de Pós-graduação em Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. O programa considera o avanço do conhecimento na área, os novos paradigmas do pensamento turístico e a necessidade de pensar modelos de desenvolvimento que analisem a realidade brasileira e as novas concepções de mundo e sociedade.